Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Arte, cultura, Angola e Kuduro.

Muito provavelmente, o nome kuduro provem do kimbundo (língua nacional da Angola), ou ainda pela expressão que o próprio nome já supõe, até mesmo pelo próprio estilo da dança em que se tem o quadril duro. Mas de uma coisa não há dúvidas! O estilo de dança não deixa de ser sensual.
O Kuduro surgiu primeiramente como um gênero de dança, e com o passar do tempo evoluiu para um gênero musical que teve origem na Angola. As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor.
Kuduro foi recentemente mostrado em um programa de TV brasileiro, a ‘Central da Periferia', onde a repórter Regina Casé sai em busca de movimentos culturais marginais na periferia de grandes cidades ao redor do mundo. A diretora Mônica Almeida blogou sobre o que ela viu em Sambizanga, um bairro pobre de Luanda e também casa de ‘Os Lambas', o mais famoso grupo de Kuduro:
"O Kuduro é facilmente comparável ao nosso Funk Carioca. As músicas são produzidas em estúdios caseiros, precários, na periferia de Luanda. Exatamente como acontece, por exemplo, na Cidade de Deus. Basta um quarto (mesmo que mínimo) e um computador. A divulgação é feita de maneira simples e eficaz: entrega-se o CD para um candongueiro - motorista de van - e ele bota pra tocar! Se a música é boa, ela vira um hit, sem precisar de rádio ou de gravadora. Assim foi com os Lambas, o grupo de kuduro mais estourado em Angola nesse momento."

Nenhum comentário: