Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Críticas, prêmios e VMB 2011.

Primeiramente, dois fatos:

1º: O hip hop foi o grande marco do VMB 2011, que aconteceu dia 20/10, em São Paulo. Com cinco prêmios: Revelação, Melhor Disco e Melhor Música com o Rapper Criolo.  Artista do Ano e Clipe do Ano com o Rapper Emicida.
2º: Muita gente criticou e tem criticado o VMB 2011 por esse motivo.

Agora vejamos... Pra quem gosta de Rap finalmente sua música foi reconhecida e ultrapassou os limites da periferia. Já pra quem não gosta, isso é um absurdo. Pois como pode, no meio de tanta gente talentosa, um rapper levar três prêmios de uma vez?!
Aí é que tá! O que muita gente não sabe, é que esse rap que vem sendo reconhecido por grandes críticos não é mais o mesmo. Os grandes como Sabotagem, Facção Central e Racionais Mc’s, conhecidos por sua rima "suja" e violenta, deram espaço aos que resolveram levar sua música pra um público que até então era receoso. Na verdade, o rap sempre foi visto como musica de homem favelado, negro e drogado. Hoje em dia, Flora Matos, Criolo, Projota e até mesmo Marcelo D2 quebraram/quebram tudo o que era esperado de uma rima marginal. Falam de amor e de amizade, não só de desigualdade e crime.
Olhando com a perspectiva de uma pessoa que entende absolutamente nada sobre esse estilo musical, o fato de dois grandes nomes terem levados juntos cinco prêmios deveria ser de grande orgulho pra quem gosta desse tipo de música, não é?! DEFINITIVAMENTE NÃO! Agora por quê? Tudo bem, de fato foi mesmo maravilhoso ver que as pessoas olham para a música suburbana com outros olhos, o problema é que os amantes do rap não consideram mais essas novas músicas como rap.  
Então convenhamos que criticar a linha mais pesada e antiga do RAP, que deu a cara a tapa e sofreu com preconceitos, tornando a visibilidade e o espaço que essa nova geração esta tendo possível, é no mínimo ingratidão. E é exatamente isso que a mídia burguesa vem fazendo.
Sendo assim, deixemos de lado esses fatos e pensemos bem: se até o prêmio mais importante da música brasileira deu voz ao rap, acho que já está na hora de revermos nossos conceitos sobre ele, não é?!


Nenhum comentário: